Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial, popularmente conhecida com “Pressão alta”, é uma doença extremamente prevalente na população mundial, e com consequências graves se não detectada e tratada adequadamente.

Trata-se de uma doença crônica, assintomática,  o que torna seu diagnóstico possível apenas com medidas rotineiras da pressão arterial . No passado, por desconhecimento da doença, muitas vezes era descoberta após um AVC ( derrame ). Ainda hoje, muitas pessoas desconhecem o problema.

É definida atualmente como níveis pressóricos repetidos e confirmados , em repouso , com valores iguais ou superiores a 140 x 90. Exames complementares como MAPA podem auxiliar no diagnóstico em certos casos.

O tratamento é baseado no controle adequado de pressão através de mudança de estilo de vida com atividade física e dieta adequada associado a  medicamentos. Por vezes, são necessários diversos medicamentos para controle.

1 - Como posso saber se corro risco de ter pressão alta ?

História familiar, hábitos não saudáveis como tabagismo, etilismo , sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial.

2 - Tenho 18 anos e detectei no exame de rotina pressão alta. É possível ?

Existem situações onde é possível sim a hipertensão em jovens. Muitos desses quadros estão associados a hipertensão secundária, onde uma outra doença está trazendo a hipertensão como manifestação.

3 - Minha vizinha me disse “Não é bom ficar tomando muito remédio!”

É claro que ninguém gosta de fazer uso de medicações. Entretanto , quando supervisionadas por professional competente , devem ser utilizadas.

4 – Devo tomar minhas medicações todos os dias?

               Sim, o tratamento é de uso contínuo. Não é porque sua pressão está controlada que deve-se parar com as medicações.

5 – Meu vizinho toma apenas uma medicação para pressão alta e eu tomo três. Não posso trocar para a medicação que ele toma?

               O tratamento é individualizado. Portanto, será normal algumas pessoas necessitarem de maior número de medicamentos do que outras.

6 – O que pode acontecer comigo se eu não me cuidar?

As consequências da hipertensão podem ser desastrosas, com diminuição importante da qualidade de vida. Destaco algumas , dentre elas :

-        Perda de função dos rins;

-        Dificuldade visual, com retinopatia hipertensiva e descolamento de retina;

-        Crescimento e enfraquecimento do coração ( Insuficiência Cardíaca) ;

-        Infarto agudo do miocárdio;

-        Acidente vascular cerebral (AVC )

Consulte sempre seu médico , com avaliações de rotina para minimizar as consequências da doença, pois ela não tem cura. As medicações devem ser tomadas de maneira continua, diária e efeitos colaterais devem ser informados a seu médico para que seja avaliada uma melhor opção terapêutica.

                                                                                                   Dr.Rogério Bueno da Rosa

                                                                                                         Cardiologia CRM 133883

                                                                                                                               RQE 51438