Todos nós conhecemos alguém que tem pressão alta e faz uso de medicações. Neste post irei comentar sobre algumas medicações frequentemente utilizadas no tratamento da hipertensão arterial e presentes no SUS bem como seus efeitos colaterais mais comuns.

Hidroclorotiazida : É uma medicação frequentemente utilizada na redução da pressão arterial e pertence ao grupo dos diuréticos. Diminui a pressão arterial podendo causar um aumento na quantidade de urina. Um dos efeitos colaterais da medicação é a hiperuricemia, o aumento do ácido úrico, portanto esta medicação deve ser utilizada com cuidado em pacientes que possuem gota. Recentemente houve uma associação entre a medicação e determinados tipos de câncer de pele não melanoma. Não interrompa seu tratamento antes de conversar com seu médico.

Anlodipino : Pertence a um grupo de medicações chamado bloqueadores dos canais de cálcio. Tem como efeito colateral em algumas pessoas o edema de membros inferiores, que pode chegar a ser doloroso. Caso você utilize a medicação e apresente um inchaço em suas pernas , converse com seu médico para analisar se o inchaço pode estar vindo desta medicação.

Enalapril : Pertence ao grupo de medicações chamados inibidores da recaptação da angiotensina. É um excelente antihipertensivo para pessoas que possuem doenças cardíacas  como insuficiência cardíaca, insuficiência coronáriana bem como outras doenças como o diabetes. Em algumas pessoas, pode trazer efeitos colaterais, sendo o mais comum a tosse. Caso você utilize esta medicação e apresente constantemente tosse, converse com seu médico. Este efeito também pode aparecer em outras medicações do mesmo grupo como o captopril, o ramipril, o lisinopril , entre outros.

Losartana : Pertence ao grupo de medicações dos bloqueadores dos receptores de angiotensina.Esta medicação age de maneira semelhante ao enalapril , sendo uma alternativa terapêutica aos intolerantes as mesmas.

Atenolol : O atenolol pertence ao grupo dos betabloqueadores. São, de maneira geral, antihipertensivos fracos, e dificilmente são utilizados como monoterapia ( uso isolado ). Possuem funções importantes, como nos pacientes que possuem angina, ou sofreram infarto agudo do miocárdio. Importante ressaltar, que betabloqueador pode causar disfunção erétil, portanto , converse com seu médico caso apresente estes sintomas.

Carvedilol : Também pertence ao grupo dos betabloqueadores, entretanto terá função especial nos pacientes que possuem insuficiência cardíaca, melhorando a função cardíaca.

Espironolactona : Pertence ao grupo de diuréticos, porém em um subtipo diferente. Tem função antihipertensiva e também são utilizados em insuficiência cardíaca. Como efeito colateral , destaca-se a ginecomastia, que é o aumento da mama. Em alguns casos, pode ser doloroso. Converse sobre o assunto com seu médico.

Clonidina : São antihipertensivos utilizados em casos cujo controle pressórico é mais complicado. Frequentemente podem causar tonturas, boca seca e sedação. Não é encontrada no SUS.

Metildopa : Também é uma medicação utilizada em casos cujo controle pressórico é mais complicado, entretanto é uma excelente opção para controle de hipertensão arterial na gestante, dado não ser possível utilizar as medicações usuais por perigo ao feto.

Estes são os únicos antihipertensivos ? Não, dos grupos citados existem outras medicações mais modernas ou até mais antigas, podendo ser diferentes em efeitos colaterais, posologia, entre outros. Cabe conversar com seu médico sobre seu tratamento.

Obrigado e tenham uma ótima semana.

Dr. Rogério Bueno da Rosa – Cardiologista

CRM 133883